‘As estações da Insinuante e Portão só serão construídas se tiverem demanda.
Se não houver garantia de lucro o empresário não constrói’
O Metrô vai até onde, afinal? Essa é a pergunta que todo morador de Lauro de Freitas faz, cotidianamente, principalmente aqueles que fazem uso diário do transporte público, para as suas mais diversas necessidades.
Ao mesmo tempo, em que vemos a ‘última estação’ ser construída nas proximidades do aeroporto, ouvimos, também, especulações sobre a construção de outra provável estação onde funcionava a Mega Insinuante.
Em meio a esse debate, está o vereador Antônio Rosalvo (REDE) que, em 2012, quando presidente da Câmara Municipal, liderou a campanha “metrô até Portão”. O mesmo diz que a chegada do metrô, ao aeroporto, é apenas o primeiro passo.
Rosalvo lembra que, há cinco anos, nem governo, nem prefeitura queriam o metrô na Estrada do Coco. “O plano era colocar o BRT para rodar aqui, para beneficiar as empresas de ônibus. BRT é a sigla de “Bus Rapid Transit’, aqueles corredores exclusivos para ônibus. Rosalvo recorda ainda, que naquela época, a concessão do governo era para que o metrô fosse até o aeroporto e parasse por ali.
Antes da audiência pública realizada pelo governo para “carimbar” o corredor de ônibus, Rosalvo fez uma campanha na cidade para exigir o metrô até Portão. A ideia foi bem aceita pela população, que lotou o Cine Teatro de Lauro de Freitas na época. “Foi a pressão popular que levou o governo a incluir a Estrada do Coco no sistema de metrô de Salvador. O negócio até mudou de nome, agora é metrô de Salvador e Lauro de Freitas”, brinca.
Mas apesar do compromisso assumido naquela audiência pública, o governo acabou cedendo a algumas condições e a estação do metrô em frente à Insinuante ficou adiada. Rosalvo explica que a empresa quer a garantia de que vai ter movimento na estação Lauro de Freitas, antes de fazer o investimento, porque, segundo eles, o negócio deles é transportar passageiros, e não fazer obras.
Assim sendo, o trecho do metrô, até a Insinuante, só vai ser construído quando a estação do aeroporto estiver lotada de passageiros de Lauro de Freitas. O pessoal da empresa que explora o sistema de metrô, a CCR Bahia, acredita que isso acontecerá em curto espaço de tempo.“O problema agora é facilitar para as pessoas chegarem até a estação do aeroporto, senão esse movimento lá vai demorar para acontecer”, Afirma o vereador. “Tem que fazer a integração com ônibus de qualidade, para incentivar as pessoas a deixar o carro em casa”, acrescenta.
Rosalvo garante que a estação de Portão também será construída. Segundo ele a lógica é a mesma. Se lotar a estação da Insinuante, a empresa faz o trecho até Portão. “Não vamos dormir no ponto, continuamos correndo atrás”, disse. “Infelizmente, eles só se mexem pela lógica financeira e apesar do transporte público de qualidade, ser uma obrigação do Estado e um direito do cidadão, não é o conforto da população que está em primeiro lugar, mas sim o lucro da concessionária”. Finalizou.
Por: Ricardo Andrade